Colégio Portinari Londrina

VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL

O papel do esporte na sociedade

24 de Outubro de 2015

O papel do esporte na sociedade


    É quase que incalculável o benefício que o esporte proporciona à sociedade. A inclusão social e os inúmeros benefícios que as atividades físicas trazem à saúde humana são alguns itens que fazem com que o esporte tenha um importante papel perante a sociedade.

    No momento em que a violência tornou-se banal na sociedade em geral, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar crianças e adolescentes das ruas, ele ajuda na prevenção e no combate às drogas e à violência, contribuindo para a promoção da segurança pública.

    O poder de transformação do esporte fez com que várias empresas o adotassem como forma de melhorar o desempenho e a saúde dos funcionários, pois foi cientificamente comprovado que as atividades físicas desenvolvem a auto-estima e conseqüentemente o rendimento no  trabalho.

    Além da inclusão social, o esporte proporciona inúmeros benefícios à saúde humana. Atuando na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e várias outras doenças. O esporte ganha espaço e interesse pela medicina.

    É essencial a sociedade estimular a prática do esporte na população. Comprovado o seu poder de transformação na luta por uma vida mais saudável e na inclusão social, ele deve ser adotado como forma de melhorar a convivência na sociedade e na promoção da paz social.

    Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade do aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, além de desenvolver e melhorar tais formações.

    Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.

    Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se afastem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

    Existem inúmeras instituições sem fins lucrativos que criam centros de esportes em áreas de baixa renda, a fim de focar a atenção dos jovens e adolescentes e ainda distanciá-los da marginalidade e da criminalidade existentes no mundo. O crime organizado  estruturado e presente em todos os lugares, como sentinelas buscando novas vidas, o esporte tem a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto.

Programa Esporte Solidário

   João, 12 anos, mora num dos bairros mais violentos de sua cidade. Tem amigos que já foram presos algumas vezes. Mas o João teve sorte. Descobriu uma quadra perto do bairro, para bater uma bola. Sai da escola e vai encontrar seus amigos no centro comunitário, responsável pelo espaço. Lá, tira suas dúvidas escolares, toma um lanche gratuito e joga bola. João não gasta tempo nas ruas. Está aprendendo o que é ser cidadão.     Segundo dados levantados pelo IBGE em 1999, havia 35 milhões de jovens de 10 a 24 anos no país. O esporte pode ser um importante instrumento de combate às drogas e à marginalização desses cidadãos, que representam o futuro do país. Voltado a brasileiros carentes nesta faixa de idade, o Programa Esporte Solidário oferece práticas esportivas, aliadas ao reforço escolar e alimentar, além de atividades de arte-educação e saúde. Divertindo-se, os jovens adquirem noções de cidadania, aprendendo a se valorizar como indivíduos na sociedade. Em 1996 o programa abrangia 12 estados e atendia quatorze mil pessoas, hoje já são abrangidos 26 estados e atende 239 mil pessoas em 857 núcleos.

    O Brasil vislumbra um novo horizonte. Um futuro de novas oportunidades, justiça social e desenvolvimento. À medida que o País avança surgem novos desafios. A resposta a esses desafios é que decidirá como será o futuro do Brasil. Saúde, educação, segurança, trabalho e cidadania. Alavancas de um progresso há muito esperado, e que agora se unem na construção de um futuro onde todos os cidadãos encontram iguais oportunidades de crescer. O Avança Brasil tem programas que encaram os desafios do futuro.

COMPARTILHE:

Política de Privacidade.

Navegando no site do Portal Portinari, cookies de publicidade rodam em seu computador nos permitindo entender o seu interesse dentro do site do Portal Parar. Nosso parceiro de publicidade, AdRoll e Google podem apresentar publicidade em outros sites baseado em sua interação prévia com o site do Portal Portinari. As técnicas empregadas pelo nosso parceiro não coletam informações pessoais como o seu nome, endereço de email, endereço postal ou número de telefone. Você pode visitar esta página e optar por sair da lista da AdRoll e Google e seus parceiros de publicidade direcionada.

As you browse Portal Parar Website, advertising cookies will be placed on your computer so that we can understand what you are interested in. Our display advertising partner, AdRoll, Google then enables us to present you with retargeting advertising on other sites based on your previous interaction with Portal Portinari Website. The techniques our partners employ do not collect personal information such as your name, email address, postal address or telephone number. You can visit this page to opt out of AdRoll e Google and their partners’ targeted advertising.